quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tudo é uma questão de bom senso



Já me acostumei com a decepção que faz parte do nosso cotidiano, principalmente quando relacionada à nossa profissão. Esta semana me deparei novamente com algo decepcionante. A engenharia tem a obrigação de sustentar o progresso e a evolução das nações, nunca esquecendo de que nosso habitat deve ser preservado. O meu tempo é quase que integral voltado às obras de Saneamento, que, obviamente, trazem o progresso e a preservação da natureza. Porém, não há obra sem impacto ambiental, mesmo que este impacto seja mínimo, ele existe. O que deve prevalecer, em todas as questões relacionadas a este tipo de execução é o resultado final que vem amparado pelo bom senso.

Pois bem. Quem deveria estar realmente interessado para que o processo fosse conduzido da melhor forma possível, com o menor impacto e melhor resultado final, é justamente quem cria impecilhos para que isto realmente se conclua. A população precisa de tratamento de resíduos. O meio ambiente necessita que isto seja feito com a maior brevidade possível. E tenha certeza: ele agradece!

O "X" da questão sempre é o bom senso. É a maior das qualidades e sem dúvida a que mais admiro. Amparados por leis falhas e desvirtuadas, os defensores ambientais, criam, na verdade um problema maior do que o que já temos, que é a poluição, aquecimento global, destruição da camada de ozônio... bla bla bla (cansados de ouvir). A culpa é deles?! Talvez não. Mas em alguns casos, sim. Por isso é que o bom senso sempre deve falar mais alto. Embora impactante, o resultado final é fabuloso quando imaginamos que moramos em um país que trata apenas 2% do seu esgoto.

Uma pequena dose de bom senso tiraria, neste caso, 25 mil litros por dia de esgoto de um Arroio e daria o destino adequado ao resíduo. Pensando mais, agindo mais e largando mão do orgulho e arrogância, faremos a nossa parte sem dificuldade alguma.

Tenhamos BOM SENSO sempre!

Preferências

Os gostos já estão pré definidos no nosso subconsciente. Nossa vida toda é repleta de "preferências" que é o que determina nossa personalidade.
As noites tem sido de clarão. O sono teima em desaparecer. Isso permite uma viagem mais do que silenciosa e solitária ao nosso subconsciente. Esta noite foi um exemplo claro disto. Por que gosto de música? Por que prefiro, nos dias de hoje, apreciar um vinho e uma lareira em brasa? Por que prefiro a flor morena? Isso está embutido em nós e não deve ser alterado, apenas lapidado e apreciado. Nossas preferências não dizem nada além do que nossa personalidade faz ressaltar. Nada tem à ver com não apreciar o oposto.
Algo se tornou fundamental mais do que rapidamente. Mais uma vez o "gosto" fala mais alto. Flor morena com doçura e doação inigualáveis. Pedra rara com ternura na pele e cabelo preto como índia que tem a alma nos olhos. Mulher guerreira e ao mesmo tempo tão frágil, capaz de abater-se por um simples toque das pétalas.
Mais uma vez, o subconsciente fala mais alto e o coração toma conta da razão, sem trégua.