sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ó City

Já ouviram falar do Ó City? 
Ela existe. No mapa poderão encontrá-la.
Disfarçada com pseudo nomes ela está em todos os pontos do mundo.
Todas as cidades da minha terra tem uma fração de Ó City. Em algumas, esta fração é maior, chegando  a 100%.
Em Ó City o principal assunto é a vida alheia. Em Ó City a principal ocupação é esperar o tempo passar. Em Ó City pouco se produz e muito se planeja. Se planeja como vai cortar a grama, se planeja como vai consertar a casa, se planeja o tão esperado final de semana, com inúmeras atividades, dentre elas, o jogo de futebol, a festa comunitária, o jogo de canastra, o culto, missa (se perdeu o verdadeiro sentido dessas duas últimas citações)... enfim: são tantas as atividades, que me faltariam palavras no vocabulário, né?!
Lá em Ó City se tem uma grande preocupação com o futuro. Esta preocupação se chama "aposentadoria".
Lá você já nasce com o dom e a capacidade em planejar um futuro repleto de realizações e sucessos que se resumem em "aposentadoria". 
Lá os governantes são, para alguns, os mais corruptos. Lá só se enxerga uma das versões da história. E curiosamente, a versão é sempre a menos otimista e a mais negativa possível.
De onde eu conheço a Ó City? Jamais falei que conhecia pessoalmente alguma.
Uma vez meu pai me contou uma história sobre uma Ó City. Ela ficava na Europa e como tantas, se escondia por trás de uma face "penumbra". Seu nome fictício eu nem lembro mais. Era algo que acabava em ... Ville. Dizia ele que quando eu crescesse seria um digno cidadão "Ó-cityense". Imaginem eu, estufando o peito pra dizer que sou um CIDADÃO Ó-cityense?! Quanto orgulho!
Sabe por que não me considero um CIDADÃO Ó-cityense??? Porque arregaço as mangas.
Porque vou à luta. Me disponho a acordar às 3 da manhã para trabalhar. Me disponho à trabalhar até altas horas da madrugada. Me disponho à ficar mais de 30 hs trabalhando. Porque já me dispus inúmeras vezes à trabalhar em condições precárias, frio extremo, fome, umidade, lugares distantes... me disponho! Agindo assim eu não consigo entrar no seleto grupo de cidadãos.
Porque quando convocado à agir, utilizo minha pouca inteligência a isto e concentro minha energia para o foco, sem me desvirtuar no meio do caminho pela vida alheia e tudo mais. Porque não lamento por meu insucesso. Sou eu quem o conquisto e se não tenho um salário melhor é por minha própria incompetência e conformismo. Porque eu não me disponho a receber favores, em qualquer grau e gênero. Eu corro atrás.  Eu conquisto. Eu sou chato. Peço ajuda sem demonstrar um resquicio sequer de orgulho.
Dane-se o orgulho!
Você se considera um CIDADÃO Ó-cityense? Reavalie seus conceitos. Não minta à você mesmo.
Tchê! Te DISPONHA... Faça a sua parte, assim terás respaldo para cobrar porque és um exemplo e somente assim será ouvido. Colabore antes de criticar. Estude e te aperfeiçoe. O mundo está repleto de incompetentes. Faça a diferença, seja solidário... Seja humano e aí sim defenda seus direitos morais e intelectuais.
Lembre-se da ultima vez que conquistou algo. Se pensou mais de 5 segundos pra obter uma resposta, mude de caminho. Vire à direita, esquerda... retorne se necessário. Estás no caminho errado.
A receita é bem simples: arregace as mangas e "desachate" a bunda. Se tiver uma tesoura por perto, corte a língua. Caso não tenha, eu tenho certeza que ela é suficientemente longa para permitir que se faça um nó.
Não vim à passeio e você também não.