segunda-feira, 22 de março de 2010

Don Diego de La Vega - Zorro

Tu já teve alguma curiosidade em saber o significado do teu nome?
Eu até que tive. Tardiamente, mas tive. Ontem à noite resolvi procurar.
Tem uns que acreditam em horóscopo, cartas, mapas, bla bla bla... até que ponto acreditar nisto tudo? Isso ninguém pode dizer ao certo. Basta respeitar. Se bem que tem coisas hoje em dia que desafiam a minha capacidade da prática pelo respeito.
Existe, então, um ramo da linguística que se define como ANTROPONÍMIA que é onde registramos os estudos que tem por finalidade definir o significado dos nomes próprios.
Enfim, resolvi procurar o significado de DIEGO. Eu sempre soube que DIEGO é uma variação de DIOGO, que tem origem espanhola e tem relação com "instruído". Lendo mais à fundo, DIOGO vem do latim, didácus, que significa instruído, belo, que tem uma forte capacidade de liderança. Discordo do belo. Talvez a tradução da palavra Belo não expressa com clareza o significado à que ela está orientada na exposição.

Veja só o que encontrei: DIEGO - do latim, O CONSELHEIRO. Se for analisar esta tradução nua e crua, eu me considero muito mais apto a receber conselhos do que a dar conselhos. Mas, cá entre nós, eu confesso que me agrada muito dar conselhos.
Eu nunca consegui entender a mitologia grega, mas é nela que eu encontro o significado, que, ao meu ver, se encaixa com a minha personalidade.
Normalmente o significado dos nomes tem uma relação muito forte pela primeira letra. No meu caso, a letra "D". As variações de nomes que começam com "D" tem uma tendência em ter um perfil muito parecido. Isso, pelo que percebo, quem explica é a numerologia. Confesso que não entendo absolutamente nada desse assunto. Mas percebendo que o resultado de minha pesquisa é muito próximo da maneira como me enxergo, eu fiquei ainda mais intrigado e curioso. A ferramenta google praticamente resolve sua vida nos dias de hoje. E é nela que eu me apego diariamente e foi ela que me esclareceu algumas dúvidas.
Fazendo uma variação na pesquisa, para que não recaia a mesma sempre em sites com tendências religiosas iguais, percebo que o significado continua idêntico. Isso prova que a fonte é a mesma. Daí já tiro a conclusão que algum fundo de verdade deve haver nesta história (ou estória, como preferir).
Outro ponto que chama atenção é que, nem sempre o significado do nome traduz uma conotação positiva pro próprio. Muitas vezes, o resultado é uma descrição bastante modesta. A descrição negativa. Bem... esta vamos esquecer. Este blog tem como propósito falar do "bem".
Dos significados encontrados, o que me chamou mais atenção foi este:
Diego: Se deriva del griego didachos, cuyo significado es “instruido”. Hay quienes aseguran que el nombre Diego no es más que una variante de Jaime o, por abreviación, de Santiago (Sant-yago, Tiago, Diego). Muy conocido con este nombre es Don Diego de La Vega quien, vestido como El Zorro, lucha por imponer la justicia.

Faça um teste. Acesse este site (http://www.significado.origem.nom.br/nomes/?q=diego) e digite o nome de pessoas que te rodeiam. Verás que na grande maioria das vezes o significado se aproxima muito da personalidade dela.
Se eu estiver errado, por favor, me corrijam em forma de comentário. Mas eu juro que os nomes que pesquisei deram certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário