terça-feira, 18 de agosto de 2009

Talento

Talento. Provém do latim, "talentum", que por sua vez se origina do grego "tálanton". Tálanton é uma moeda de troca (medida de peso) usada na Grécia e em Roma. No português, talento significa capacidade adquirida ou inata. Eu percebo que tenho talento pra música. O que me falta é competência pra ela.
É fácil perceber alguém que tem talento. É comumente utilizada no meio artístico. Ouve-se com frequência também quando se refere a esportistas.
Mas o que é talento? Pra que ele serve? Não serve pra absolutamente nada se não vier acompanhado de uma boa dose de COMPETÊNCIA. Talento sem competência é o mesmo que a eira sem a beira, se é que me entendem...? Enfim, nem precisa entender.
Moramos num país espetacular, cheio de talentos. Talentos na música, talentos na política, talentos nos esportes, talentosos pesquisadores, talentosas mães, pais, engenheiros, policiais e por aí vai... até astronauta nós temos. Aliás, tínhamos. Hoje ele se tornou mais um repentino célebre. Somos criativos, bem humorados e temos uma fama de termos "talentos" especiais pra farra. Porém, todo este talento vem acompanhado de uma dose muito pequena de COMPETÊNCIA. Portanto: de nada serve este talento todo. Nosso talento serve pra dar um jeitinho aqui, outro jeitinho ali e nada mais. Todos os brasileiro que uniram Talento e Competência foram reconhecidos no Brasil e fora dele.
Quando penso que poderíamos utilizar com maior COMPETÊNCIA o nosso TALENTO, logo penso que poderíamos ser um país de Primeiro Mundo. E eu garanto que nós temos talento pra atingir o Primeiro Mundo. Então, o que está faltando? Nem vou responder.
Não adianta almejar um Primeiro Mundo, se 99,99% dos brasileiros menos favorecidos continuarem achando que o interessante é nascer talentoso para o futebol, para o carnaval, para o samba ou para a política (diga-se que são uma das únicas maneiras de enriquecer por aqui). Enquanto isso, Alemães, Japoneses, Americanos e até Coreanos desenvolvem a Competência e depois despertam o talento. Por isso que eles são chatos, metódicos e, como se diz aqui??? "cri-cri"... isso mesmo. Eles são "cri-cri" e nós somos Terceiro Mundo. Mas nós temos o Pelé e a Carla Perez. Mas o Pelé e a Carla Perez já não são talentos. São orgulho do povo, e de orgulho falamos em algum post um dia desses.

2 comentários: