sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Minha pequena rede de contatos

Como a rede de relacionamentos é importante. Antes mesmo de entrar pra Engenharia eu já havia traçado minha meta. Já direcionei minha faculdade pro ramo que gostaria de atuar no meu futuro profissional. Hoje as coisas estão em um cenário totalmente diferente do que eram a 5 anos atrás. Tenho aberto um leque de opções e contatos. Quando falo em contatos digo "pessoas", que direta ou indiretamente podem contribuir pro meu futuro. Resumindo: uso destes contatos pra obter sucesso profissional. Estou longe de ter este sucesso, mas a rede se consolida dia a dia e poderá permitir que a meta seja alcançada. O tempo pra atingir a meta só dependerá da minha capacidade de conhecer pessoas importantes.
Falando com um experiente amigo estes dias ele me deu o seguinte conselho: quando encontrares o Sr. Prefeito, dê apenas 2 tapinhas nas costas e diga um bom dia Prefeito. Logo ele marcará sua fisionomia e por mais insignificante que sejas, quando precisares dele ele lembrará de você. Isto abrirá um precedente pra pedir um favor ou uma ajuda. Indiretamente o objetivo é "explorar" (num sentido figurado) estas pessoas. Tirar proveito da situação e resolver problemas.
Como direcionei meu trabalho pra obras públicas, preciso conhecer pessoas pra ter um bom desempenho. Sem contatos eu acabo esbarrando na nossa BURROCRACIA que vai, com certeza, me impedir de realizar alguns feitos. Os contatos devem ser usados como atalho para a solução do problema.
Conheço uma grande quantidade de pessoas que de forma alguma fariam isso. Talvez pensem que estariam mendigando alguma coisa. Estas, são as auto suficientes. Dizem: "eu sou mais eu e não preciso de ninguém pra resolver meus problemas. Chego lá sozinho."
Pois eu digo com a mais pura convicção: "eu sou mais eu e preciso de ajuda pra resolver meus problemas". Os atalhos são mais rápidos, na maioria das vezes mais eficientes e poupam minha saúde.
Se houvesse essa dedicação em ajudar o próximo embutida na nossa sociedade profissional, tudo se resolveria com muito mais facilidade e todos colheriam os frutos do resultado.
Trabalhar em equipe é uma necessidade. Minha rede de contatos é muito pequena ainda, mas aumenta a cada dia e eu tenho plena convicção de que o meu e o seu sucesso poderão ser consequencia disto.

Eng. Diego Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário