quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A Crise é uma farsa

A preocupação com o trabalho é a maior culpada pela minha insonia. Esta noite, após uma conversa com o chefe, fiquei horas pensando. Falávamos em crise. A crise que assola o mundo parece que não atingiu o Brasil. Não atinge porque temos "expert's" em marketing que dão amparo aos nossos governantes. Tem um poder imensurável de mascarar os fatos. A crise está aí e nós estamos mais do que nunca embutidos nela.
Temos o defeito de mascarar a crise quando isto deveria ser exatamente o contrário. A crise é a melhor coisa que pode acontecer a pessoas e países. Ela e somente ela traz o progresso e a prosperidade. Nas pessoas, por exemplo: qual casamento sólido que não teve uma crise sequer? Qual faculdade bem cursada que não teve seu momento de crise, de dúvida e de insegurança?
Para o país a crise trás criatividade. Esta por sua vez, trás evolução, que trás progresso. O progresso ampara todo o desenvolvimento que sustenta o país.
Defino que a palavra chave do resultado de uma crise seja a CRIATIVIDADE. Por que os Brasileiros são tão criativos? É simples. Faz 509 anos que estamos em crise. A criatividade nasce desta angústia por progresso, assim como o dia nasce da escuridão, completando um ciclo vicioso o qual não é percebido por nós. Mas ele está aí.
Da criatividade colhemos os frutos da invenção, da descoberta e do progresso.
Temos que largar de mão do respeito aos problemas e encará-los com uma arma chamada "solução".
Já escrevi aqui sobre isto. De nada vale o TALENTO sem a COMPETÊNCIA. Temos um talento imenso pra detectar PROBLEMAS e temos pouca COMPETÊNCIA para solucioná-los, apesar da nossa vasta experiência de mais de 500 anos em crise. A lamuria faz parte do problema e a solução é consequência do problema. São duas coisas distintas. Uma delas merece nossa atenção. A outra deve passar despercebida aos nossos olhos.
A crise é uma grande farsa. O grande problema é a incompetência. Crise é o maior estimulante das nações. Temos o exemplo da Alemanha e do Japão e também dos EUA. Ambos sucumbiram devido a guerra e logo emergiram como modelo de nação.
Salve a crise que assola nosso país. Largue mão da preguiça para encontrar a solução. Se com toda esta crise estamos onde estamos, imagine onde estaríamos sem ela.
"Sem crise não há desafios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário